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sexta-feira, 20 de agosto de 2010

PROJETO CULTURAL DAS REGIÕES BRASILEIRAS

PROJETO CULTURAL DAS REGIÕES BRASILEIRAS
CARIACICA/ES
2010
EDMA LUPPI BATISTA SALOMÃO
Diretora
Justificativa

Na percepção do cotidiano escolar, verificamos que os nossos alunos não possuíam o pleno domínio dos conhecimentos sobre as regiões que formam o nosso país.
Estudar os costumes, as tradições das regiões brasileiras e conhecer a nós mesmos e ao nosso povo, é compreender nossa realidade e a pluralidade de hábitos que refletem na dança, nos instrumentos musicais, nas festas, nos jogos, nas religiões e cultos, nas artes, nas comidas, nas brincadeiras, nos mitos, nos pontos turísticos, no processo de colonização e outros.
A cultura é transmitida de pais para filhos, de geração após geração e é de grande relevância que os alunos conheçam e vivenciam a história e os hábitos do nosso povo.
Dessa forma, a nossa cultura popular, social, econômica, territorial merece ser estudada e aproveitada, sob todos os aspectos: intelectuais, artísticos, técnicos, recreativos; assim favorecer a aprendizagem, formar bons hábitos e atitudes, despertando sentimentos e emoção, entusiasmo e amor por nossa terra. Levar a conhecer os aspectos característicos de nosso povo e a preservar as nossas tradições.

Objetivos educacionais pretendidos com a experiência
Conceituais
• Compreender como os aspectos (ou sistemas) naturais e humanos criam espaços e estruturas que formam uma totalidade.
• Reconhecer e divulgar a cultura.
• Conhecer os aspectos marcantes de cada região, a ocupação e a transformação desse espaço.
• Conhecer as manifestações da cultura popular.
• Conhecer a divisão do Brasil em cinco regiões administrativas proposta pelo IBGE.
Procedimentais
• Observar imagens.
• Ler mapas.
• Estimular e desenvolver o hábito da pesquisa.
• Incentivar o gosto pela leitura, escrita, arte, música e dança.

Atitudinais
• Interessar-se pelas diferentes manifestações culturais e regionais da população brasileira.
• Ponderar sobre as diferenças regionais.
• Trabalhar em grupo.
• Desenvolver o processo de leitura e escrita.
• Incentivar o gosto pela leitura, escrita, arte, música e dança.
• Valorizar as culturas populares.
• Preservar as tradições.

Desenvolvimento das ações
Este projeto foi desenvolvido de acordo com o Projeto Político Pedagógico da escola, no qual tem como princípio despertar a iniciativa, a responsabilidade, a consciência crítica do educando, capacitando-o para se adaptar, operar e transformar o mundo em que vive de maneira responsável e criativa. As ações foram desenvolvidas de acordo com as diversas áreas de conhecimento, utilizamos os materiais pedagógicos possíveis e os espaços disponíveis da nossa unidade de ensino. Dessa maneira iniciamos o trabalho:
• Apresentamos aos alunos textos diversos sobre o tema.
• Realizamos pesquisas diversas na internet, em livros e com a família.
• Fizemos entrevistas sobre os costumes e tradições com os familiares.
• Reescrevemos lendas e mitos.
• Confeccionamos brinquedos e instrumentos musicais que retratam a região estudada.
• Músicas.
• Danças típicas.
• Hábitos alimentares das regiões.
• Murais.
• Apresentamos as cinco regiões estudadas em cinco grupos:
O 1º ano realizou o trabalho sobre a região Norte do Brasil;
A 2ª série realizou o trabalho sobre a região Nordeste do Brasil;
O 2º ano realizou o trabalho sobre a região Sudeste do Brasil;
A 3ª série realizou o trabalho sobre a região Centro-Oeste do Brasil;
A 4ª série realizou o trabalho sobre a região Sul do Brasil.

Área de linguagens e códigos
Os professores desta área trabalharam de forma transdisciplinar de maneira a aguçar o interesse dos alunos em pesquisa sobre o tema. Os alunos foram levados a conhecer as diversas manifestações nos diferentes tipos de linguagens, como a corporal, a visual, a sonora, dentre outras, de cada região brasileira.
Os gêneros literários, artísticos, corpóreos, gestuais e sonoros, também foram evidenciados, até mesmo para que os alunos verificassem a existência de ouras formas de linguagem existente, além da escrita.

Área de ciências da natureza
Nesta área os professores consideraram as comidas típicas de cada região, ressaltando a importância do valor nutritivo dos alimentos para a nossa saúde, bem como a quantidade necessária que deve ser ingerida a cada dia.

Áreas de ciências humanas
Foi de ampla importância o estudo desta área de conhecimento, pois foram trabalhadas as relações sociais de cada povo representado pelas regiões brasileiras, os seus costumes, as suas lendas, as suas religiões e os seus mitos.

Espaços disponíveis
• Sala de aula.
• Laboratório de informática.
• Pátio.
• Refeitório.

Materiais utilizados
• Livros.
• Revistas.
• Computador.
• Vídeo.
• Data-show.

Avaliação dos resultados

O processo avaliativo foi realizado durante a execução do projeto de forma descritiva e contínua em que tanto o corpo docente, quanto o discente puderam ser avaliados.
As equipes escolares, após a culminância das atividades, reuniram-se para avaliar todos os pontos positivos e negativos que ocorreram durante a execução do projeto.
Ressaltamos que segundo Haydth, “A avaliação é um processo contínuo e sistemático. Portanto, ela não pode ser esporádica nem improvisada, mas, ao contrário, deve ser constante e planejada”.

Conclusão

Na culminância, os grupos apresentaram as características sócio-culturais de cada região, como: pratos típicos, literatura, costumes, festas, danças típicas, lendas e folclore. Com isso, ampliaram os conhecimentos sobre a formação do nosso país, bem como o respeito e valor de cada povo que compõem as regiões brasileiras e predominantemente trabalhado o respeito pelas diferenças observadas na singularidade de cada povo.



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