
Projeto de Recuperação Paralela
Portaria nº. 040-R, 13/04/2010.
a) Justificativa:
A recuperação paralela faz-se necessária porque é um dos mecanismos que oportunizam atender a diversidade de características e ritmos de aprendizagem dos educandos, levando em consideração o que os alunos sabem e o que ainda serão capazes de aprender, ver no saber e o não saber, momentos que dialogam na produção de novos e profundos conhecimentos.
b) Objetivos:
· Garantir a todos os nossos alunos oportunidade de aprendizagem, redirecionando ações significativas e diversificadas de modo que as dificuldades diagnosticadas sejam superadas.
· Oferecer atendimento individualizado, observando com mais detalhes as reais dificuldades de cada aluno.
· Entusiasmar o corpo docente a desenvolver práticas pedagógicas atrativas, aproveitando diversos recursos e ambientes de aprendizagens para fomentar um trabalho de qualidade.
· Encorajar os alunos ao redirecionamento de atitudes comportamentais que os impedem efetivamente de aprender.
· Aproximar professor e aluno para a reconstrução de atitudes afetivas cotidianas.
c) Abrangência: Alunos com baixo desempenho.
d) Indicação do trimestre: 1º, 2º e 3º trimestre.
e) Período de realização: Sugerimos a realização das aulas de maneira continua e processual no cotidiano letivo.
f) Horário da oferta: Reservar cerca de uma hora por dia da carga horária para dar atenção aos grupos que necessitam recuperar o ensino-aprendizagem.
g) Ações (reuniões, divulgações e outras):
Conselho de classe.
Planejamento pedagógico.
Reunião junto às famílias de nossos alunos.
h) Estratégias e metodologias que serão utilizadas:
· Identificar as dificuldades do aluno encaminhado à recuperação paralela e relacionar os conteúdos que serão trabalhados.
· Organizar as turmas por série e nível de desempenho nas diferentes habilidades, os alunos com necessidades educacionais especiais, incluídos nesse processo.
· Elaborar em conjunto com os professores as atividades utilizadas na recuperação paralela, bem como a organização dos livros, revistas, fotocópias e jogos pedagógicos.
· Montar pasta portifólio para confrontar com o aluno o desenvolvimento de seu aprendizado, quando o aluno percebe, no concreto, a construção do conhecimento é estimulado a continuar aprendendo.
· Trabalhar relações inter-pessoais, considerando levantamento feito com os professores, observamos que a maioria dos alunos indisciplinados, são os que têm notas abaixo da média desejada.
· Explanar aos pais ou responsáveis a fundamental importância da família nesse contexto de aprendizagem.
· Salientar a importância desse projeto, atribuindo responsabilidades, como por exemplo, a organização do aluno para que esteja na escola aos sábados.
· Acompanhar as atividades desenvolvidas e providenciar reformulações quando necessárias.
i) Recursos materiais: Apostilas confecionadas de acordo com a necessidade da turma.
j) Recursos humanos necessários: Extensão temporária de carga horária dos professores regentes de sala de aula e da equipe pedagógica envolvida neste projeto.
k) Avaliação: Será acompanhado e registrado o desempenho de cada aluno no período desse projeto, bem como as atividades desenvolvidas como recursos pedagógicos reformuladas, se necessário.
Referência Bibliográfica:
Esteban, M.T. (1992) Não Saber/Ainda Não Saber/Já Saber: pistas para a superação do fracasso.
com certeza eu vou indicar esse blog para os pais no colegio particular zona norte onde trabalho, muito legal essa iniciativa de vocês
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