Bem Vindos


I made this widget at Pedatividade.com.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010


PROJETO LER, REESCREVER E

RECONTAR:

Característica do projeto: Projeto interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Artes, Educação Física, Ensino Religioso, dentre outras.

2. BLOCO TEMÁTICO

Em Língua Portuguesa, têm por objetivo despertar o prazer de ler livros infantis (contos, fábulas, gibis, crônicas, artigos de jornais e revistas e outros) produção e confecção de livros infantis, convites.

Em Artes, trabalha a Interpretação através da dramatização das obras lidas, confecção de cenários para dramatização, cartazes, ilustração dos livros confeccionados e outros.

Em Educação Física vale-se de Coreografia das peças teatrais, expressão corporal, danças e outros.

Na disciplina de Ensino Religioso trata da diversidade cultural expressa pelo autor das obras; bem como, o respeito às diferenças de pensamento, considerando o EU como parte integrante da produção.

2.1 CONTEÚDO FOCO

O projeto visa resgatar as histórias contadas por nossos avós, estabelecendo uma mediação entre a escrita e a imaginação, incentivar o hábito de ler sem obrigação, mas sim por prazer, ampliar o vocabulário e utilizá-lo no cotidiano, conhecer as entrelinhas através da interpretação da idéia do autor.

2.2 SÉRIE A QUE SE DESTINA

O projeto é destinado a todas as séries desta Instituição de Ensino.

3. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Despertar e conscientizar o aluno sobre a necessidade da leitura na sua formação enquanto aluno e cidadão, melhorando e ampliando seu vocabulário.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Despertar através da leitura o exercício de reflexão e descoberta da idéia central do texto;
  • Ampliar o vocabulário escrito e falado;
  • Desenvolver a sensibilidade do prazer e gosto da leitura diária;
  • Interpretar e dramatizar obras lidas;
  • Confeccionar e ilustrar livros produzidos pelo aluno;
  • Melhorar o desempenho nas disciplinas através da interpretação e compreensão dos fatos;

· Incentivar a participação da família nas atividades de leitura, bem como a contribuição nas atividades propostas para leitura e pesquisa;

4. PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

O projeto será desenvolvido por todos os alunos e profissionais da EEEF Jardim Feliz. Os professores participarão de duas oficinas (brinquedoteca e produção de texto), a ser custeado pelo PDE, e o estudo também fará parte deste projeto para que possa garantir o bom desenvolvimento deste. Os docentes trabalharão várias propostas com foco na leitura, reflexão, interpretação e dramatização, como por exemplo, produção de livros escritos pelos próprios alunos; ciranda de leitura; roda literária; dramatização de livros infantis; teatros de fantoches, e outros; vídeos, dentre outros.

5. FECHAMENTOS DO PROJETO

5.1 RESULTADOS ESPERADOS

  • Apropriação do vocabulário;
  • Ampliação do número de leitores interessados pela biblioteca escolar;
· Alunos melhor preparados para atividades que envolvam a leitura e interpretação de diversas disciplinas;

· O projeto não terá um fim em si, é somente o início de um novo trabalho, para isso será realizada a culminância em três momentos durante o ano. Sendo um ao final de cada trimestre. Serão expostos todos os trabalhos realizados pelos alunos, bem como a apresentação de peças teatrais elaboradas e ensaiadas pela equipe discente e docente.

6. AVALIAÇÃO

A avaliação será constante durante todo o processo de execução e monitoramento do projeto, levando sempre em consideração os avanços individuais e coletivos, bem como a revisão da prática docente no decorrer do projeto.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

É através da leitura e da escrita que podemos nos relacionar com o outro e para que isso aconteça é preciso que existam coerência e coesão no texto, para que seja repassada a informação necessária. Assim sendo, a escola tem o papel fundamental na formação intelectual do ser humano. Nesse sentido, “Ensinar a ler é levar o aluno a reconhecer a necessidade de aprender a ler tudo o que já foi escrito, desde o letreiro do ônibus e os nomes das ruas, dos bancos, das casas comerciais, leituras fundamentais para sua sobrevivência e orientação numa civilização construída a partir da língua escrita”


8. REFERÊNCIAS

CONCEIÇÃO, Lara Bitencout Neves; SOUZA, Jusamara Vieira, SCHAFFER, Otero Neiva; GUEDES, Paulo Coimbra; Klusener, Renita. (org.). Ler e escrever: Compromisso de todas as áreas. 6. ed. Porto Alegre: UFRG, 2004.

VILLARD, Raquel. Ensinando a gostar de ler e formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Qualitymark/Dunya, 1999.




Nenhum comentário:

Postar um comentário